Portal da Secretaria Municipal de Educação

Leituraço!

O Leituraço! é uma parceria entre o NTC-SAEL e o Núcleo de Educação Étnico-Racial – NEER, que visa promover as literaturas não-hegemônicas, como, por exemplo, as literaturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e a chamada literatura marginal, por meio de formações e aquisição de acervo.

Retomando as palavras da professora Cristiane Santana Silva, educadora do NEER:

...se partirmos do pressuposto de que a literatura, como constructo ideológico é responsável pela difusão e, muitas vezes, pela legitimação das imagens que veicula, a uma significativa parcela da produção literária brasileira podemos atribuir parte da responsabilidade por uma série de estereótipos acerca da população afro-brasileira e indígena (SILVA, 2014).

Nesse sentido, aproximar narrativas e personagens das literaturas não-hegemônicas que fortaleçam a desconstrução de estereótipos e contribuam para a construção de imagens positivas sobre as populações africanas, afro-brasileira, indígena, imigrante e periférica são os principais objetivos do Leituraço!, além de valorizar e promover a autoria dessas mesmas populações, priorizando o discurso delas mesmas, e não o discurso sobre elas.

Por indicação dos núcleos responsáveis, o Leituraço! é realizado no mês de Novembro em toda a RME com sessões simultâneas de leitura. No ano de 2014, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu mais de 40.000 (quarenta mil) livros e no ano de 2015 mais de 79.000 (setenta e nove mil) livros, distribuídos por todas as unidades de Educação Infantil da rede direta e todas as unidades de Ensino Fundamental e Médio, além dos CIEJAS e bibliotecas dos CEUs.

Desde 2014, a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio do NTC-SAEL, vem convocando os POSLs, bibliotecários dos CEUs e coordenadores pedagógicos para seminários que pautam os trabalhos do Leituraço!.

foto2_LEITURACO_Kiussan_DanielArroyo_740_x_430.jpg
Contação de histórias na abertura do 2º Seminário Leiruraço! em Novembro de 2015, com Kiusan de Oliveira

foto3_LEITURACO_Sergio_Eduardo_Eliane_Cris_DanielArroyo_740x430.jpg
Eliane Potiguar, autora de "A cura da terra", Sérgio Vaz, um dos cofundadores da Cooperifa e autor de "Colecionador de Pedras", o professor Eduardo de Assis Duarte,
organizador da antologia crítica "Literatura e Afrodescendecia no Brasil" e a educadora Cristiane Santana Silva conversaram com professores e bibliotecários no 2º Seminário do Leituraço!