Portal da Secretaria Municipal de Educação

Leituraço!


O projeto Leituraço! está na Rede Municipal desde 2014 e propõe a organização de Sessões Simultâneas de Leitura Literária nas unidades educacionais a partir das temáticas africana, afrobrasileira, indígena e imigrante. A escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinha-se a uma perspectiva de valorização da cultura e história dessas populações, contribuindo, assim, para a desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário sobre esses grupos e fortalecendo as identidades de estudantes e professores.

O Projeto, que atende aos marcos legais Lei Federal nº 10.639/2003, Lei Federal nº 11.645/2008 e Lei Municipal nº 16.478/20016, é organizado em parceria pelo Núcleo para Educação Étnico-Racial e o Núcleo Sala e Espaço de Leitura, ambos vinculados ao Núcleo Técnico de Currículo, com a dinamização dos acervos temáticos presentes nas Salas e Espaços de Leitura e em ações de formação dos Professores Orientadores de Sala de Leitura.

As sessões do Leituraço! podem e devem ser realizadas ao longo de todo o ano letivo, de acordo com o Projeto Político Pedagógico de cada unidade. No entanto, são destacados os meses temático Agosto Indígena, Novembro Negro e Dezembro Imigrante.