Normativa de registro

A Diretoria de Educação Infantil (DIEI) constituiu um Grupo de Trabalho para discutir a Normativa de Registros na Educação Infantil. Ele é composto por nove educadoras dos diversos segmentos das Unidades Diretas e Parceiras, lotadas nas diferentes Diretorias Regionais de Educação e dois representantes da Divisão de Educação Infantil (DIEI).

De forma coletiva, no ano de 2018 a reflexão das professoras, coordenadoras pedagógicas e diretoras que fazem parte do GT culminou na elaboração da Orientação Normativa 01/2019. Com ela, houve o entendimento que os registros na Educação Infantil devem superar o mero cumprimento burocrático para avançar como instrumento formativo e reflexivo que auxilie no replanejamento dos fazeres docentes, a partir da escuta e observação dos bebês e crianças.

Basicamente, a Orientação Normativa objetiva orientar os profissionais da Infância da Rede Municipal de São Paulo (RME) a elaborar os instrumentos de registros, qualificando os já existentes e apropriando-se das proposições que se aproximam cada vez mais da documentação pedagógica.

Neste ano, esse Grupo de Trabalho continua se reunindo para discutir ações para a implementação da Orientação Normativa de forma a auxiliar na sistematização e avanços de registros significativos que qualifiquem a organização de contextos de aprendizagens e de desenvolvimento dos bebês e crianças.
Na formação deste Grupo buscou-se garantir a participação de representantes de todos os territórios da Rede Municipal de Ensino:

DRE CL – Letícia Augusta Arakaki (coordenadora pedagógica)
DRE F/B - Cristina Aparecida Colasanto (coordenadora pedagógica)
DRE IT - Rosa Maria de Freitas Rogério (coordenadora pedagógica)
DRE J/T - Milena Pedroso Ruella Martins (coordenadora pedagógica)
DRE PE - Fabiana Bartholomeu (diretora)
DRE P/J - Renata Cristina de Campos Honora (professora)
DRE SA - Natália Tazinazzo Figueira de Oliveira (professora)
DRE SM - Paula Soares Correa Kanashiro (coordenadora pedagógica)
DRE MP- Débora Cristina Bevilacqua Ollandin (coordenadora pedagógica)
SME/COPED/DIEI - Sandra Kaohri Ukei Takano (ATEI)
SME/COPED/DIEI – Cristiano Rogério Alcântara (Diretor da Divisão)