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Professores Orientadores de Sala de Leitura - POSLs

Quem pode ser Professor Orientador de Sala de Leitura - POSL?

Pode se candidatar à função de Professor Orientador de Sala de Leitura, o Professor Titular de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e o Professor Titular de Ensino Fundamental II e Médio de todas as áreas do conhecimento, desde que esteja em Jornada Básica do Docente – JBD ou Jornada Especial de Formação - JEIF. O candidato deve apresentar uma proposta de trabalho que contemple as orientações da Portaria em vigência, o qual é submetido à aprovação da comunidade escolar e do Conselho de Escola. Anualmente, o trabalho do POSL deve ser avaliado pelo Conselho de Escola e, se referendado, a designação é automaticamente estendida para o ano seguinte. Em caso negativo, é iniciado um novo processo eletivo.

Atribuições do Professor Orientador de Sala de Leitura

O Professor Orientador da Sala de Leitura (POSL) atua essencialmente como mediador de leitura, promovendo a cultura da leitura e dinamizando o espaço e o acervo nas aulas semanais e nos projetos desenvolvidos no contraturno dos estudantes, conforme indicado nas suas atribuições, previstas na Portaria vigente:

I - trabalhar a literatura como eixo articulador do seu trabalho em diálogo com outras manifestações artísticas;

II - desencadear ações estratégicas de leitura nos diferentes espaços e/ou equipamentos culturais do entorno, como: os Centros de Educação Unificados - CEUs, parques, bibliotecas, centros culturais, casas de cultura, coletivos independentes produtores de cultura, a fim de, propiciar as possíveis leituras do território e da cidade.

III - participar da elaboração do projeto político-pedagógico da unidade Educacional e da construção do currículo numa perspectiva integradora;

IV - articular, em conjunto com o Professor Orientador de Informática Educativa (POIE), do planejamento e desenvolvimento do trabalho na área de integração, envolvendo os demais professores da unidade;

V - socializar, junto aos seus pares, nos horários coletivos, as propostas da formação continuada oferecidas pelas equipes das Diretorias Regionais de Educação - DREs e da Coordenadoria Pedagógica - COPED/SME.

VI - assegurar a organização necessária ao funcionamento das salas de leitura de modo a favorecer a construção criativa do espaço, no sentido de adequar as diferentes atividades a serem desenvolvidas;

VII - conhecer, divulgar e disponibilizar o acervo de modo a favorecer a bibliodiversidade;

VIII - elaborar horário de atendimento aos educandos, em conjunto com a Equipe Gestora, de modo a favorecer e otimizar o acesso aos livros para toda a comunidade escolar.

Consulte a Portaria nº 7.655/15 para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelos POSLs.

A formação continuada do Professor Orientador de Sala de Leitura

O Núcleo Sala e Espaço de Leitura da SME (NTC-SAEL) organiza anualmente a formação inicial para POSLs ingressantes, destacando aspectos importantes da legislação, da organização do Programa e do planejamento do trabalho do POSL. Ao ser designado, o Professor Orientador de Sala de Leitura - POSL, deve realizar 25 horas de estágio, sendo 5 horas sob orientação do responsável pela Programa na DIPED/DRE e 20 horas na(s) Sala(s) de Leitura de unidade(s) educacional(is) indicada pelo formador DIPED. A formação inicial para POSLs ingressantes e o estágio oportunizam o conhecimento e a interlocução com outros Núcleos da SME, com escritores e com POSLs experientes da RME/SP que realizam um trabalho exitoso.

A formação continuada oferecida a todos os POSLs tem periodicidade mensal, é organizada pelas DIPEDs das treze Diretorias Regionais de Educação – DREs integrantes da Secretaria Municipal de Educação e envolve momentos coletivos organizados pela Coordenadoria Pedagógica - Núcleo Técnico de Currículo – Sala e Espaço de Leitura – COPED- NTC- SAEL em formatos de Seminários sobre a leitura e a formação de leitores, encontros com escritores e momentos privilegiados para a troca de práticas de mediação de leitura.

Cabe destacar as ações do Leituraço!, uma parceria entre o NTC-SAEL e o Núcleo para Educação Étnico-Racial (NTC-NEER), que promove a abordagem e a mediação das literaturas de matrizes africana, afro-brasileira, indígena, imigrante e a chamada literatura periférica.