Portal da Secretaria Municipal de Educação

Parques Sonoros


A proposta do Projeto Parques Sonoros leva para dentro das Unidades de Educação Infantil a música, o lúdico, a formação de professoras e professores e a intervenção sonora nos espaços internos e externos da Unidade. É uma ação que envolve toda a equipe escolar, um formador que viabiliza o estudo, discussões e reflexões sobre as ações que acontecem dentro da sala com os pequenos e que, aos poucos, vão saindo e se tornando instrumentos e brinquedos do lado de fora.


A formação dos professores amplia as escutas e olhares para as brincadeiras sonoras realizadas pelas crianças, a percepção de que se aprende brincando e se faz música de várias maneiras e não só cantando ou brincando de roda. A proposta ocasiona ocupação dos espaços com brinquedos sonoros construídos por diferentes atores, sobretudo as crianças.


Os Parques Sonoros possibilitam aos bebês e crianças:


• Realizar seus estudos sonoros com liberdade tendo a oportunidade de levar suas descobertas para os espaços externos. Próximos aos brinquedos do parque, os brinquedos sonoros possibilitam ouvir de diferentes formas os “Cotidiáfonos”.


• Ampliar a interação com sons, pois incentiva a troca de experiências sonoras entre crianças/ crianças, crianças/adultos, incluindo a comunidade escolar e seu entorno.