Portal da Secretaria Municipal de Educação

Perguntas Frequentes

PROJETOS
Quais são os projetos apoiados pelo Núcleo de Educomunicação?
O Núcleo de Educomunicação apoia projetos nas modalidades Rádio Escolar, Jornal Mural e Impresso, Fanzine, Agência de Notícias Imprensa Jovem, Cinema e Vídeo, Fotografia, Blog e História em Quadrinhos (HQ).

Quais são as legislações que dão suporte aos projetos?
O Núcleo de Educomunicação desenvolve ações para promover o currículo da Rede Municipal de Ensino, adota e segue as seguintes legislações: Lei Educom 13.941/04, Programa Nas Ondas do Rádio - portaria 5792/09 e Programa Imprensa Jovem - portaria 7991/06.

Quem pode participar dos projetos?
Podem desenvolver projetos os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio. Seja no âmbito da ampliação da jornada escolar (ver legislações) como no das atividades em sala de aula. Participam também os estudantes das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino e ex-alunos podem atuar como voluntários.

É possível implementar mais de um projeto de Educomunicação na unidade escolar?
Sim. É possível a realização de mais de um projeto, desde que haja um professor para cada grupo de alunos a ser atendido para cada projeto. Projetos similares também podem ser desenvolvidos desde que haja recursos e disponibilidade de espaço e horário para o atendimento de cada turma pelo professor.

Quais os benefícios profissionais que o professor recebe ao desenvolver os projetos nas escolas?
Ao desenvolver o projeto nas 144 horas ao longo do ano, com no mínimo 8 meses terá direito a pontuação de PEA para evolução funcional. O professor que desenvolve projetos também terá prioridade nas formações optativas oferecidas pelo Núcleo de Educomunicação cujo sua participação possibilitará pontuação para evolução.

CONSULTORIA TÉCNICA
Quais são as formas de assessoria oferecida pelo Programa?
O Núcleo de Educomunicação oferece consultoria técnica pedagógica on line em nossa página do Facebook (acesse) ou presencial por meio de visitas técnicas pedagógicas que podem ser agendadas pela escola pelo e-mail smecopededucom@prefeitura.sp.gov.br.

Onde posso divulgar o projeto?
No Portal da Secretaria Municipal de Educação (SME) – portal.sme.prefeitura.gov.br. Para isto, o projeto deverá estar cadastrado (acesse) e as produções podem ser encaminhadas para Núcleo de Educomunicação pelo e-mail copededucomunicacao@prefeitura.sp.gov.br.

Quem são os responsáveis pelos projetos de Educomunicação nas Diretorias Regionais de Educação (DREs)?
O Núcleo de Educomunicação mantém gestores de Educomunicação na Divisão Pedagógica das DREs. Eles poderão realizar consultorias pedagógicas para implementação e desenvolvimento de projetos. Conheça o gestor de sua região (acesse).

INFRAESTRUTURA
Qual a infraestrutura necessária para desenvolver um projeto de Educomunicação?
Pode-se utilizar equipamentos informatizados e acessórios de foto, vídeo e áudio disponíveis na escola. As unidades educacionais deverão prover os equipamentos, infraestrutura e espaços para realização dos projetos. Acesse planilha com os recursos sugeridos (acesse).

Quais recursos podem ser investidos no projeto?
A escola poderá usar o Programa Dinheiro Direto para Escola (PDDE) para a aquisição de equipamentos, o Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) para manutenção e aderir ao Programa Mais Educação MEC para receber recursos para investimento no projeto.

FORMAÇÃO
Como participar dos cursos de Educomunicação?
Os cursos (acesse) são oferecidos para os profissionais da educação de acordo com o publico alvo estabelecido. As ofertas acontecem em cinco datas durante o ano nos meses de março/abril, maio/junho, julho (durante o recesso), agosto/setembro e outubro/novembro. As inscrições são realizadas neste site no link “Inscrições de cursos”. As condições de participação encontram-se na ementa de cada curso.

Como são certificados os cursos de Educomunicação?
Os cursos são optativos e, portanto não há dispensa de ponto. Prevê 100% de presença e entrega de atividade ao final do curso. Todos os cursos são certificados pelo COPED CEU-FOR. Para efeito de evolução funcional vale 1 ponto tanto para promoção e merecimento na carreira. Os certificados serão encaminhados para e-mail cadastrado no EOL no mínimo 60 dias após termino do curso.

Onde posso encontrar material de apoio pedagógico das formações?
Todo o material veiculado na formação, referências bibliográficas, textos, tutoriais e indicações de sites, estão disponíveis em nossa Midiateca.