Portal da Secretaria Municipal de Educação

Serviços de Educação Especial

Os serviços de educação especial para o atendimento aos educandos público alvo da educação especial são oferecidos na Rede Municipal de Ensino, por meio de:

Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI

Em funcionamento nas 13 Diretorias Regionais de Educação, tem como atribuições, o acompanhamento aos educandos com deficiência, TGD e altas habilidades/ superdotação por meio de visitas sistemáticas às escolas, avaliação pedagógica, reuniões com professores e coordenadores pedagógicos, atendimentos a pais e outros. Desde 2013, as equipes estão sendo ampliadas, objetivando atender a demanda de cada região.

Veja o endereço do CEFAI mais próximo da sua residência



Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – PAAI

O CEFAI é composto por Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI), com atuação itinerante à Comunidade Educativa. Esses professores têm especialização comprovada ou habilitação em Educação Especial ou em uma de suas áreas: deficiências física, mental, visual, auditiva e múltipla, e desenvolvem ações que podem abranger educandos, professores, gestores, familiares e funcionários das escolas.


Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI

As Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, instaladas nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, são destinadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE em caráter complementar ou suplementar aos educandos que apresentam algum tipo de deficiência, TGD e altas habilidades/ superdotação. 

Escolas Municipais de Educação Bilingue para Surdos – EMEBS e Unidades Polo de Educação Bilíngue para Surdos.

Destinam-se às crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência auditiva/surdez, surdocego ou com outras deficiências, limitações, condições ou disfunções associadas à deficiência auditiva/surdez.

Confira os endereços das EMEBS e das Unidades Polos


Instrutores, Intérpretes e Guias-Intérpretes de LIBRAS

Profissionais com competência e fluência em Libras para ministrar cursos de formação em Libras, acompanhar e apoiar os regentes de Libras nas Unidades Educacionais da RME, realizar a interpretação das duas línguas (Língua de Sinais e Língua Portuguesa), de maneira simultânea e consecutiva, para atuar nas Unidades Educacionais da RME e em eventos.
Estagiários de Pedagogia
Através de uma parceria entre a SME e o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, professores que tem educandos com deficiência, TGD ou altas habilidades/superdotação em suas classes, podem contar com um estagiário de pedagogia para apoiá-lo nas atividades desenvolvidas, caso necessário. 


AVE – Auxiliar de Vida Escolar
Os Auxiliares de Vida Escolar são profissionais selecionados na própria comunidade, recebem formação e podem acompanhar os educandos que não têm autonomia e necessitam de apoio intensivo para alimentar-se, fazer a própria higiene e locomover-se. Cada AVE atende até 6 educandos por turno.


Equipe Multidisciplinar e Supervisores Técnicos

A Rede Municipal conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha em conjunto com os Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs). A equipe tem 40 profissionais - fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais - atuando nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Eles fazem a avaliação e o acompanhamento dos educandos e, juntamente com os CEFAIs, apoiam as famílias e equipes escolares. Além disso, 42 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais visitam mensalmente as Unidades Educacionais para avaliação, prescrição de mobiliário adaptado e orientação, bem como orientam o trabalho dos AVEs.


Instituições Conveniadas

Os Convênios de Educação Especial firmados com a Secretaria Municipal de Educação visam os seguintes atendimentos: 
AEE – Atendimento Educacional Especializado
AEC – Atividade de Enriquecimento Curricular
IMT – Iniciação ao Mundo do Trabalho

Veja os endereços das Instituições Conveniadas