Portal da Secretaria Municipal de Educação

Acessibilidade

Todas as novas Unidades Educacionais construídas pela SME são construídas atendendo a parâmetros para que sejam consideradas acessíveis. Entre as escolas mais antigas, a prioridade nas reformas de acessibilidade são as escolas que tem SAAI.

A cidade de São Paulo aderiu ao Programa: “Escola Acessível” do Ministério da Educação - MEC, que distribui recursos financeiros diretamente às escolas contempladas para a aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva e para reformas visando promover acessibilidade arquitetônica. Em 2012, 27 escolas foram contempladas com o programa e em 2013, 79 escolas receberam estes recursos.

É preciso também garantir acessibilidade ao currículo. Para isso, foi produzida pela Secretaria Municipal de Educação uma série de documentos orientadores para educadores e cadernos de apoio e aprendizagem para educandos, garantindo educação de qualidade para todos. A equipe de Educação Especial preparou também o Caderno de Atividades em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), para educandos do 1º ao 5º ano.

A acessibilidade em comunicação faz parte do trabalho dos professores, por isso, a SME oferece formação em Libras e Comunicação Alternativa. Equipamentos como impressoras e máquinas Braille, ampliadores de imagem eletrônicos, calculadoras sonoras, pranchas de leitura com lupa equipam as SAAIs.

Também, para garantir o conforto dos educandos e melhorar as condições de aprendizagem, as escolas receberam mobiliário adaptado às necessidades dos estudantes. Quando um educando é matriculado e tem uma necessidade de recurso diferenciado, as escolas podem solicitar aos CEFAIs os mobiliários, equipamentos e materiais específicos. A partir da solicitação da escola, profissionais – fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais – irão realizar a avaliação e prescrição do que é mais adequado às condições funcionais de cada educando. Além de móveis é possível adquirir mouses adaptados, engrossadores de lápis e outros itens que facilitam a aprendizagem dos educandos.