Alunos da EMEF Professor Henrique Mélega visitam aldeias no Pico do Jaraguá

Estudantes levam doações e conhecem o cotidiano dos indígenas para a realização de TCA

emef_prof_henrique_aldeias_pico_jaragua.jpg

O Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Henrique Mélega, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Mateus, abordou a temática indígena e aproveitou o tema para 4 TCAs. O passeio aconteceu no dia 30 de julho com o objetivo de conhecer a tribo Guarani que fica na região Oeste de São Paulo, no Pico do Jaraguá.

A Professora da Sala de Leitura e de Inglês, Célia Maria de Jesus Anhesini, foi a responsável pelo projeto e contou que a proposta inicial era de fazer uma petição online para apoiar os índios na luta para terem direito às terras onde estão localizados, mas o Ministro Ricardo Lewandowski assinou a petição antes do esperado. Então, a escola renovou a proposta e resolveu fazer doações para ajudar a tribo da região.

Os alunos que participaram do projeto são da turma no nono ano. Estudantes que frequentam a sala de leitura e a equipe da Imprensa Jovem também estavam presentes para cobrir o evento. As doações foram embrulhadas pelos próprios alunos e divididas entre a aldeia Tekoa Pyau com cerca de 700 pessoas, Tekoa Ytu com aproximadamente 70 pessoas e a tribo Tekoa Itakupe com 20 pessoas. As doações foram feitas pelos alunos, pais, professores e empresas.

A primeira aldeia a ser visitada foi a Tekoa Pyau. Na “Casa de Reza”, o Coordenador do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI), Willians Macena, explicou um pouco sobre a tribo dos Guaranis, como acontece o convívio com os animais, alimentação, educação e sobre a importância de cuidar da natureza. Ele também contou que as crianças são ensinadas a fazer uma armadilha para a caça, mas que não a realizam para não promover a extinção de nenhum animal.

02_emef_prof_henrique_aldeias_pico_jaragua_740_x_430_e.jpg

Os alunos também conheceram o Cacique da Aldeia, Vitor Fernandes Guarani, onde puderam fazer diversas perguntas sobre as curiosidades que eles tinham, como, por exemplo, sobre o acompanhamento das gestantes da aldeia. O Cacique respondeu que elas são acompanhadas por parteiras e, quando se trata de um caso de gravidez de risco, se recorre aos médicos tradicionais. O aluno Ronald Morais estava muito animado com o passeio, contou que achou tudo incrível e aproveitou para fazer muitas perguntas.

No final do passeio, os alunos se dirigiram à aldeia Tekoa Itakupe. Nessa aldeia, os educandos entraram na floresta para conhecer as duas nascentes da região - uma delas foi descoberta há pouco tempo com a ajuda de voluntários. Os estudantes também tiveram a oportunidade de pintar o rosto com a tinta feita pelos índios.

Também estiveram presente no passeio a Coordenadora Pedagógica Adriana Paterni Chaves e a Diretora Sueli Godoy, da unidade escolar, a professora de Ciências que coordena o nono ano e participa da orientação do TCA, Ana Dalva dos Santos S. Peniche Pereira, além de demais representantes da DRE São Mateus.

Veja outras fotos, clicando aqui.

Imprensa Jovem - A equipe da Imprensa Jovem Mélega realizou a cobertura em texto e em vídeo da visita realizada pela EMEF. Clique aqui para acessá-la.