Perguntas Frequentes

Atualizado em 28/06/2019
Respostas às perguntas mais frequentes



Nesta seção, podem ser consultadas perguntas e respostas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela SME.


Como posso solicitar vaga para a educação infantil?

Resposta: A solicitação de vagas para a educação infantil pode ser feita em qualquer época do ano e a criança pode ter idade de zero a 5 anos (completos até 31 de março).

Os pais ou responsáveis devem se dirigir à Unidade Educacional de Educação Infantil (CEIs ou EMEIs) mais próxima de sua residência para realizar o cadastro portando documentos próprios e da criança, além de comprovante de endereço. Os dados da criança – nome, idade e endereço - são cadastrados no Sistema Informatizado da Secretaria Municipal de Educação.

O cadastro deve ser feito o quanto antes e o procedimento é o mesmo para todas as escolas. Além disso, o cadastro é único: basta realizá-lo uma vez e ele fica automaticamente válido para todas as unidades da região.

Após o cadastro, a família deve aguardar as informações sobre a matrícula que pode ocorrer em uma das escolas da região, próxima à residência da criança.

Para mais detalhes sobre a solicitação de vagas, clique aqui.

Para conhecer a demanda por vagas em creche em diferentes locais da cidade, acesse o Fila da Creche clicando aqui.



Como fazer consulta individual por candidato à vaga?

Resposta: Para consultar o status do cadastro, os responsáveis devem clicar aqui.

Ao acessar a página de verificação você faz a consulta por nº do protocolo ou pelos dados da criança (nome, nome da mãe e data de nascimento). Após fornecer uma informação ou outra, clique e em “Pesquisar” e posteriormente em “Consultar”.



Como fazer a solicitação de vagas no Ensino Fundamental?

Resposta: As escolas regulares de Ensino Fundamental (EMEFs e EMEFMs) atendem crianças a partir dos 6 anos completos.

Caso a criança seja aluna da Rede Municipal de Ensino, ou seja, matriculada em um Centro de Educação Infantil (CEI) ou Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), a vaga é assegurada para a continuidade no Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública.

Crianças e jovens que não-matriculados na Rede Municipal de Ensino podem ser cadastrados para obtenção de uma vaga. Para realizar a solicitação, os responsáveis devem se dirigir a uma escola de Ensino Fundamental e fornecer os dados da criança ou do jovem. Essas informações são incluídas em um sistema único informatizado. Depois disso, cada família é comunicada sobre o encaminhamento do cadastro para uma vaga disponível e convidada a efetivar a matrícula, o que poderá ocorrer em escola municipal ou estadual, próxima à sua residência.

Saiba mais sobre o Ensino Fundamental e Médio clicando neste link.



Como fazer o cadastro e matrícula de jovens e adultos?

Resposta: A Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos na idade própria. É oferecida nas escolas públicas estaduais e municipais.

Os jovens e adultos que desejarem se matricular devem procurar as Unidades Educacionais de Ensino Fundamental (EMEFs e EMEFMs) ou entidades conveniadas para fazer cadastro.

Saiba mais sobre a Educação de Jovens e Adultos clicando neste link.



Como obter os endereços das Unidades Educacionais da Secretaria Municipal de Educação?

Resposta: para obter a relação de todas as escolas com seus endereços basta clicar neste link e fazer a pesquisa pelo nome da Escola ou pela região na qual está localizada.



Como utilizar o Transporte Escolar Gratuito – TEG

Resposta: o Transporte Escolar Gratuito faz o transporte dos educandos de suas residências até os respectivos estabelecimentos municipais de ensino e/ou Instituições Conveniadas de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) e destes até suas residências.

São candidatos ao atendimento pelo Programa os alunos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) até 12 anos de idade.

Serão atendidos educandos matriculados por indicação de SME em vagas de unidades escolares que se situem a mais de 2km do endereço de residência do aluno. Unidade Educacional onde estão matriculados, com exceção nos casos em que pais ou responsáveis optem por vaga preferencial em escola localizada a essa distância ou superior. Os educandos com deficiência, transtornos educacionais globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação terão garantido o direito ao atendimento pelo TEG.

Saiba mais como funciona e como utilizar o TEG clicando neste link. Para outras informações ou manifestações, acesse o Portal 156 da Prefeitura de São Paulo,
clicando aqui.



Como funciona o Programa de Alimentação Escolar?

Resposta: saiba mais sobre o Programa de Alimentação Escolar da Cidade de São Paulo e outras informações relacionadas à alimentação nas escolas municipais clicando neste link.

Para consultar os cardápios das refeições servidas diariamente em todas as unidades escolares da Rede Municipal, acesse a Plataforma Prato Aberto, em: https://pratoaberto.sme.prefeitura.sp.gov.br/

Caso queira conhecer mais sobre pedidos de informação feitos à SME e outros órgãos da Prefeitura, você pode também consultar os relatórios anuais desenvolvidos pela Controladoria Geral do Município,
clicando aqui, e as bases de pedidos respondidos por meio do Sistema Eletrônico de Informações (e-sic), clicando aqui