Portal da Secretaria Municipal de Educação

Linha do Tempo da Informática Educativa

Uma viagem acerca da história dos Laboratórios de Informática Educativa e do perfil do Professor Orientador de Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Desde as primeiras experiências de uso dos computadores nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de São Paulo, voltados para a capacitação profissional na década de 1980, passando pelo Projeto Gênesis e pela Linguagem Logo e Megalogo, a Informática Educativa tem como premissa: aprender a conhecer; a fazer; a conviver e a ser; com o incentivo do desenvolvimento das inteligências múltiplas usando inúmeras formas, inclusive a linguagem de programação e a robótica. Esse e muitos outros acontecimentos da Informática Educativa estão em nossa linha do tempo.

A partir dela, pode-se fazer uma viagem acerca da história dos Laboratórios de Informática Educativa e do perfil do Professor Orientador de Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Ela também nos leva a pensar em como ser Área Integradora das Tecnologias para além da sala de aula (entendendo o laboratório como sala de aula), englobando não só o POIE, mas também os demais professores e equipe Gestora da Unidade Educacional.

Se você fez parte de algum momento importante da história da Informática Educativa e ele não está destacado na linha do tempo, encaminhe seu relato que ele será incorporado. Queremos uma história contada e recontada por todos.